Água doce e limpa: de "dádiva" à raridade

Nesta quinta-feira (22), o Dia Mundial da Água completa 20 anos. A data, 22 de março, foi escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a conferência Eco-92, no Rio de Janeiro, para alertar para a escassez de água potável. Isso porque 97% da água do planeta é salgada e está no mar, imprópria para ser bebida; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos. Para as mais de 7 bilhões de pessoas vivas no mundo está disponível apenas 0,01% do total de água da Terra.

O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, porém mais da metade está na Amazônia e na bacia do rio Tocantins. A maior parte dos brasileiros mora em regiões com pouca água. A cidade de São Paulo tem menos água disponível do que Pernambuco, por exemplo. Por isso parte da água consumida em São Paulo é captada no sul de Minas Gerais.

Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.

Todos sabemos que se não cuidarmos do nosso planeta daqui a alguns poucos anos a água será vendida a preço de ouro e será escassa.

O que será de nossos filhos e nossos descendentes?

Vamos lutar contra o aquecimento global e também poupar a água que ainda temos. Quase 20% da população do planeta não tem acesso á água potável.

Todos nós sem exceção devemos economizar o maior tesouro do planeta terra.

Por isso veja as dicas de economia.

Os dez mandamentos da economia de água

1 - Feche o registro de água sempre que for escovar os dentes ou fazer a barba e economize até 1.000 litros de água por mês.

2 - Reduza o tempo do seu banho em 1 ou 2 minutos, feche a torneira enquanto se ensaboa e/ou lava os cabelos e economize até 540 litros de água por mês.

3 - Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água por mês.

4 - Só coloque as máquinas de lavar louças ou roupas quando as mesmas estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.

5 - Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.

6 - Use a vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada e economize água, tempo e dinheiro.

7 - Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.

8 - Esteja atento a vazamentos. Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e 1.380 litros por mês. Canos furados e vazamentos em vasos sanitários também são grandes prejuízos.

9 - Se o seu vaso sanitário foi instalado antes de 2003, troque-o por um modelo novo de 6 lpf, que proporciona uma economia de mais de 50%

10 - Instale restritores de vazão no seu chuveiro. Além de barato e extremamente simples de instalar, proporciona uma redução de até 50% no consumo de água.

Fonte: www.rededasaguas.org.br e www.socioambiental.org